A galería Mundo Fantasma (Shopping Center Brasília, 1º Andar - Loja 509/510) de Porto inaugura mañá sábado, 5 de novembro, unha exposición do artista plástico José Manuel Saraiva, que ilustra o novo poemario da colección Treze Luas de KALANDRAKA PORTUGAL a través do seu selo FAKTORÍA K, e que está adicado ao escritor Cesário Verde. A mostra, titulada “Divagando Entre as Palavras”, poderase visitar ata o 4 de decembro.

------------------------------

A galeria Mundo Fantasma (Shopping Center Brasília, 1º Andar - Loja 509/510) do Porto inaugura amanhã, sábado, 5 de novembro, uma exposição do artista plástico José Manuel Saraiva, que ilustrou a nova antologia da coleção Treze Luas da KALANDRAKA PORTUGAL, sob a sua chancela da FAKTORIA K, e que é dedicada ao poeta Cesário Verde. A mostra, intitulada “Divagando Entre as Palavras”, poderá ser visitada até ao dia 4 de dezembro.

 Faz frio. Mas, depois duns dias de aguaceiros,

Vibra uma imensa claridade crua.

De cócaras, em linha, os calceteiros,

Com lentidão, terrosos e grosseiros,

Calçam de lado a lado a longa rua...

CRISTALIZAÇÕES, de Cesário Verde.

A exposición das ilustracións e dos bosquexos de José Manuel Saraiva permítelle ao espectador ser partícipe de parte do proceso creativo do proxecto de edición da antoloxía poética de Cesário Verde, publicada por FAKTORÍA K DE LIVROS en portugués, que suma o seu cuarto título trala publicación dos poemarios de Fernando Pessoa, Bocage e Florbela Espanca. José Manuel Saraiva soubo captar con moito talento a extraordinaria plasticidade poética de Cesário Verde. Os seus versos, prosaicos e impresionistas, concretos e suxerentes, abordan temas como o amor e a figura feminina, o campo e a cidade, escenarios que marcaron a súa obra. Versos que abren o camiño a correntes coma o modernismo e o neo-realismo, influenciados por Pessoa, Mário de Sá-Carneiro ou António Nobre.

José Manuel Saraiva naceu en Porto en 1974. Dá clases na Escola Superior de Artes e Deseño de Matosinhos. O seu traballo de ilustración foi premiado tanto en Portugal como no estranxeiro, e foi seleccionado para participar en varios eventos e anuarios: na Mostra de Ilustradores da Feira Internacional do Libro Infantil e Xuvenil de Boloña; na Society of American Illustration; a mostra de ilustración iberoamericana contemporánea celebrada na Biblioteca Nacional de Madrid; Ilustrarte, a Bienal Internacional de Ilustración para a Infancia (Mención especial en 2003); Graphic New Talent Design; exposicións de Ilustración Portuguesa organizadas pola Bedeteca de Lisboa. A súa obra está publicada en portugués, francés e mandarín.

-------------------------------------------------

Exposição de ilustrações e esboços de José Manuel Saraiva que possibilita ao espectador desvendar parte do processo criativo do projecto para a antologia poética Cesário Verde, publicada pela Faktoria K de Livros. A Faktoria K de Kivros, uma chancela da Kalandraka Editora Portugal, prossegue com a Colecção Treze Luas. Este ano, o convite para ilustrar o poeta escolhido, e que também deverá ser dirigido a um artista da mesma nacionalidade, recaiu sobre José Manuel Saraiva que muito talentosamente soube captar a extraordinária plasticidade poética de Cesário Verde, cujos versos, prosaicos e impressionistas, concretos e sugestivos, retratem eles o amor ou a mulher, a cidade ou o campo, seus cenários de eleição, abriram caminho ao modernismo e ao neo-realismo, influenciando poetas como Pessoa, Mário de Sá-Carneiro ou António Nobre.

José Manuel Saraiva nasceu no Porto em 1974. Lecciona na ESAD, Escola Superior de Artes e Design em Matosinhos. O seu trabalho de ilustração tem sido distinguido em Portugal e no estrangeiro, tendo sido seleccionado para vários eventos e anuários da especialidade: Mostra de Ilustradores da Feira Internacional do Livro Infantil e Juvenil de Bolonha; Society of American Illustration; Una muestra de Ilustracion Ibero Americana Contemporânea na Biblioteca Nacional de Madrid; Ilustrarte, Bienal Internacional de Ilustração para a Infância (Menção especial, 2003); Communication arts; Graphic New Talent Design ou as exposições da Ilustração Portuguesa, promovidas pela Bedeteca de Lisboa. Está publicado em português, francês e mandarim.