José Antonio Gomes-Joao Pedro Mésseder, autor de "Trocar as voltas ao tempo", obra inédita que se publicará en KALANDRAKA

Coñecemos ao escritor portugués José António Gomes, futuro autor de KALANDRAKA. Xunto co ilustrador Gémeo Luís, participou no I Premio Internacional Compostela para Álbums Ilustrados coa obra "Trocar as voltas ao tempo", que obtivo unha mención de honra do xurado e que se vai editar en próximas datas.

-------------------------------------------

Conhecemos o escritor português José António Gomes, futuro autor da KALANDRAKA. Juntamente com o ilustrador Gémeo Luís, participou no I Prémio Internacional Compostela para Álbuns ilustrados com a obra "Trocar as voltas ao tempo", que obteve uma menção honrosa do júri e que será entretanto publicada.

Un autor de ampla traxectoria, de recoñecido prestixio; un autor comprometido coa literatura infantil e xuvenil, coa creación literaria, coa investigación e a divulgación deste xénero, a través da Revista Malasartes (en edición portugués-galego), da que é director, e na que conta coa profesora Blanca Ana Roig como subdirectora.

Revista Malasartes 16

O seu alter-ego literario, João Pedro Mésseder, pronunciou unha conferencia no X Salón do Libro Infantil e Xuvenil de Pontevedra titulada "Com muitas palavras rima a palavra amor". Dende a literatura trovadoresca de João Roiz de Castelo Branco, ata autores contemporáneos como Eugénio de Andrade, Manuela Bacelar, Alice Vieira ou Alvaro Magalhães, pasando por Luis de Camoes, Roland Barthes ou Sophia de Mello Breyner, o seu relatorio abarcou aspectos tan dispares como a bioquímica do amor, a antítese deste sentimento e a educación afectiva, salpicado de abundantes e enriquecedoras lecturas.

Espelhos?
      Se o Tejo é um espelho das nuvens
      teus olhos são-no dos meus?
      Olham-se as nuvens no Tejo...
      Mas eu quando olho só vejo
      o azul dos olhos teus.
                                       (João Pedro Mésseder)
 

Autor dos interrogantes encadeados, das eternas preguntas, das dúbidas fugaces, como ben se verá en "Trocar as voltas ao tempo"...

--------------------------------------------------------------------

Um autor de ampla trajectória, de reconhecido prestígio; um autor empenhado na literatura infantil e juvenil, na investigação e na divulgação deste género, através da Revista Malasartes (em edição portuguesa e galega), da qual é director, e que conta com a professora Blanca-Ana Roig Rechou como subdirectora.
O seu alter ego literário, João Pedro Mésseder, deu uma conferência no X Salão do Livro Infantil e Juvenil de Pontevedra intitulada "Com muitas palavras rima a palavra amor".
Desde a literatura trovadoresca de João Roiz de Castelo Branco, até autores contemporâneos como Eugénio de Andrade, Manuela Bacelar, Alice Vieira ou Álvaro Magalhães, passando por Luís de Camões, Roland Barthes ou Sophia de Mello Breyner, o seu discurso abarcou aspectos tão diversos como a bioquímica do amor, a antítese deste sentimento e a educação afectiva, tendo também sido salpicado de abundantes e enriquecedoras leituras.

Espelhos?
      Se o Tejo é um espelho das nuvens
      teus olhos são-no dos meus?
      Olham-se as nuvens no Tejo...
      Mas eu quando olho só vejo
      o azul dos olhos teus.
                            (João Pedro Mésseder)

Autor das interrogações encadeadas, das eternas perguntas e das dúvidas fugazes, como em breve poderemos ver em "Trocar as voltas ao tempo"...