O recado de Rosie (LER +)

Sendak, Maurice Traducción: Carla Maia de Almeida

O poder da imaginação e a sua capacidade de transformação da realidade são os recursos utilizados por Rosie e pelos seus amigos para se reinventarem diariamente. Brincar ao faz-de -conta, diluir-se em diferentes máscaras para fazer da vida um lugar emocionante.

Publicado em 1960 e ambientado em Brooklyn, o bairro natal de Sendak, a protagonista deste clássico é Rosie, uma menina com uma imaginação delirante que de facto existiu e em quem o autor se inspirou – após uma prolongada observação do seu comportamento – para criar esta cativante obra sobre as brincadeiras infantis, o poder da imaginação e a transformação da realidade como via de evasão e diversão individual e coletiva. Brincar às cantoras, dançarinas, aos bombeiros e cowboys; criar personagens imaginárias ou transformar-se num ruidoso foguete são algumas das divertidas histórias que se desenrolam neste livro, onde Sendak também plasma toda uma série de emoções experimentadas pelas personagens: alegria, tristeza, solidão, fúria, contrariedade, júbilo…

O território urbano como espaço acolhedor, o papel cúmplice da relação entre mães e filhos, a empatia criada com os leitores quando estes se identificam com os diálogos ou com as atitudes das personagens, são algumas das chaves de leitura desta obra.

O detalhe das ilustrações, tanto na expressividade das figuras como na representação do lar, é outro fator aliciante do ponto de vista plástico. O próprio Sendak colaborou no guião e nas letras das canções de “O recado de Rosie” quando, em 1975, foi adaptado para a televisão, com o título “Really Rosie”.
Leer más
Leer menos
15,00 €

Otros idiomas: