Uma cova é para escavar (LER +)

Krauss, Ruth Sendak, Maurice Traducción: Carla Maia de Almeida

Um peculiar livro de definições: uma forma alternativa de abordar a realidade a partir dos olhos da infância.

“Uma cova é para escavar” foi, em 1952, a obra com que Ruth Krauss e Maurice Sendak iniciaram uma frutífera colaboração literário-artística que se prolongaria até 1960 e que viria a ser retomada em 2005 com “Ursos”. Juntos inovaram o género do álbum ilustrado com propostas tão originais como este “livro das primeiras explicações ”, que encerra parte do vasto e variado universo infantil: partes do corpo, objetos, animais, atividades do dia a dia, brincadeiras. Frases breves e soltas intercalam-se com as ilustrações, Urdindo raciocínios próprios da lógica infantil com que as crianças se identificam, mas que também assumem como seus.

Alheias ao ponto de vista dos adultos, são afirmações que, destilando humor, engenho, espontaneidade e naturalidade, ternura e empatia. surpreendem tanto pela sua ingenuidade como pela sua profundidade, e até, por vezes, pelo seu teor filosófico.

Foi um dos primeiros livros ilustrados por Sendak, cujos desenhos da altura já se caracterizavam pelo seu dinamismo, simplicidade e expressividade. As suas ilustrações seguem aqui as premissas da autora e resultam isentas de estereótipos, deixando espaço para que as crianças ajam livremente e sem condicionamentos. Como sucede com a arte revolucionária, os seus livros mantêm ainda hoje toda a sua frescura.
Leer más
Leer menos
12,00 €

Otros idiomas: