Uma última carta (LER +)

Papatheodoulou, Antonis Samartzi, Iris Traducción: Elisabete Ramos

As palavras, essas, pode levá-las o vento ou então, como acontece nesta belíssima história, um amável carteiro. É o seu último dia de trabalho e espera-o uma inesquecível experiência.

“Uma última carta” transporta-nos para uma pequena e formosa Ilha mediterrânica, cujos habitantes têm a sorte de poder contar com um carteiro muito amável. Mais de 50 anos de trabalho aproximam-se do fim e, com eles, um último dia de trabalho, que será para todos inesquecível. Recorrendo a uma linguagem poética e metafórica, rica em jogos de contrastes, Antonis Papatheodoulou presta uma homenagem enternecedora ao velho ofício da entrega de correspondência, ao utilizar, como protagonista, um mensageiro de vocação verdadeiramente comprometido com os valiosos objetos que transporta consigo, todos eles carregados de afetos e memórias, de boas e más noticias. As ilustrações complementam e enriquecem o texto, através da colagem de imagens relacionadas com esta profissão: envelopes, selos, palavras manuscritas que desenham a forma das personagens... Com uma apurada abordagem cinematográfica, Iris Samartzi combina diferentes planos que direcionam o olhar dos leitores para o interior da bolsa do carteiro. De destacar ainda é a composição cromática, a sua luminosa paleta de cores, onde sobressaem os brancos, os azuis, os ocres… e o sábio uso da linguagem simbólica de cada cor.

O júri do IX Prémio Internacional Compostela para Álbuns Ilustrados distinguiu “Uma última carta” não só pela sua harmonia e equilíbrio, pela forma como transmite alegria e ternura; mas também pela valorização de um ofício ancestral que promove a comunicação e a aproximação entre os indivíduos e as comunidades.
Leer más
Leer menos
15,00 €