Gelsomino no pais dos mentirosos (LER +)

Rodari, Gianni Otero, Pablo Traducción: Pia Mastrangelo e Carlos D'Paiva

Viviam subjugados por leis injustas até que Gelsomino decidiu revelar a verdade, arejando os aposentos do palácio real. A sua voz potente e ingovernável simboliza o inconformismo e o compromisso do autor para com a justiça e a transformação social.

Gelsomino é um rapaz com uma voz tão potente que consegue fazer ruir castelos inteiros com um só grito. Com a ajuda dos seus amigos, enfrentará o rei do País dos Mentirosos, onde mentir é, por lei, obrigatório e onde dizer a verdade implica expor-se a fortes sanções por parte de quem manda, um antigo pirata de peruca laranja que adora proferir discursos a partir de uma varanda.

Esta obra, uma das mais criativas e divertidas de Gianni Rodari, ultrapassa porém a ficção. Redigida na década de 1960, tem como pano de fundo histórico a era de Mussolini, do fascismo e da resistência. Na verdade, esse reino imaginado pelo autor continua tremendamente atual e nele, a voz ingovernável de Gelsomino não é mais do que numa metáfora da rebeldia de Rodari e do seu sentido de justiça, sempre em prol de uma verdadeira transformação social.

As ilustrações de Pablo Otero, a aguarela sobre tela, combinam traços geométricos e figuras corpóreas. São imagens que se destacam pelo seu sentido simbólico, lúdico e rodariano.
Leer más
Leer menos
16,00 €