A cidade das crianças (LER +)

Tonucci, Francesco Traducción: Margarita Periquito e Elisabete Ramos

São muitas as cidades europeias e latino-americanas que já se juntaram à nova forma de pensar a cidade proposta por Tonucci. Porque uma cidade à medida das crianças deve ser necessariamente uma cidade com maior qualidade de vida para todos os cidadãos.

“A cidade das crianças” resulta de um projeto impulsionado em 1991 por Francesco Tonucci na sua cidade natal, em Fano, Itália. Partindo da filosofia de que uma cidade à medida das crianças deve ser necessariamente uma cidade com maior qualidade de vida para todos os cidadãos, começou por aí levar a cabo diversas experiências, ao mesmo tempo que foi desenvolvendo formas de participação infantil e adolescente na concepção e planificação dos serviços e espaços urbanos, através de um Conselho das crianças em diálogo com o Município e outros órgãos públicos. A partir de 1997, esta experiência estendeu-se não só por diferentes urbes de Itália, como também de Espanha, Argentina, Colômbia, México, Peru, Uruguai e Chile, tendo-se criado uma rede internacional à qual se somaram mais de 200 cidades, Publicada em 1996, e agora pela primeira vez em Portugal, esta obra apresenta uma nova filosofia de governo da cidade que toma as crianças como elemento-chave, ao mesmo tempo que lança um repto aos responsáveis públicos para que adoptem novas estratégias e rompam com medidas que ponham em perigo o futuro das cidades.

"A utilidade do inútil", de Nuccio Ordine, e a "Gramática da Fantasia", de Gianni Rodari, inauguraram a Ágora K, uma colecção que pretende ser um fórum de discussão de ideias em torno de temáticas contemporâneas de diferentes áreas.
Leer más
Leer menos
17,50 €

Otros idiomas: